O que fazer quando não sabemos o que fazer

Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti – 2Cr 20.12

INTRODUÇÃO:

Um mestre de obras, na cidade de Londres, num certo dia, no final do expediente, percebeu que havia uma pilha de tijolos que não fora descida ao chão no terceiro andar do edifício em construção. Sem titubear, subiu o elevador de tijolos até o terceiro andar. Subiu até o lugar onde estava a pilha de tijolos e os colocou na base de madeira do elevador.

Ato contínuo desceu e tendo soltado a corda que sustentava o elevador, vagarosamente o tirou da base. Havia no elevador cerca de 100 tijolos com peso médio de 1 quilo cada. O pedreiro tinha 85 quilos. Numa fração de segundo ele se viu subindo em direção ao elevador que vinha no sentido contrário. Na passagem quebrou um dos braços em 3 lugares. Chegando à roldana seus dedos foram esmagados. Chegando ao chão o elevador de madeira se desfez e, mais leve voltou a subir em sua direção. Num momento eles estavam novamente em rota de colisão. Na pancada duas costelas foram quebradas e quando o pedreiro chegou ao chão novamente estava desacordado e com múltiplas fraturas.

Levado ao hospital sobreviveu.

No lugar dele, você teria feito o que?

  • Teria largado os tijolos onde estavam.
  • Teria soltado a corda no primeiro solavanco.
  • Teria continuado segurando a corda até o final.

Perguntas:

  • Você já esteve numa situação semelhante à descrita acima?
  • O que fazer quando não sabemos o que fazer?
  • Você já perguntou a respeito disso?
  • Que resposta você daria a alguém que o procurasse dizendo não saber o que fazer?

CONTEXTO:

Depois disso…

Depois do ocorrido no capítulo 19. Reformas políticas e religiosas:

Josafá morava em Jerusalém; e saiu de novo entre o povo, desde Berseba até os montes de Efraim, fazendo-o voltar para o Senhor, o Deus dos seus antepassados. Ele nomeou juízes, em cada uma das cidades fortificadas de Judá, dizendo-lhes: “Considerem atentamente aquilo que fazem, pois vocês não estão julgando para o homem, mas para o Senhor, que estará com vocês sempre que derem um veredicto. Agora, que o temor do Senhor esteja sobre vocês. Julguem com cuidado, pois com o Senhor, o nosso Deus, não há injustiça nem parcialidade nem suborno”. Também em Jerusalém nomeou Josafá alguns dos levitas, dos sacerdotes e dos chefes de famílias israelitas para julgarem questões da lei do Senhor e resolverem pendências dos habitantes – 2Cr 19.4 a 8

Depois de haver feito importantes reformas em Judá:

… os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá. Então informaram a Josafá: Um exército enorme vem contra ti de Edom, do outro lado do mar Morto. Já está em Hazazom-Tamar, isto é, En-Gedi. Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá – Versos 1 a 3

Os filhos de Ló – moabitas e amonitas – unidos aos filhos Esaú – os meunitas – vingativa e covardemente “entraram em guerra contra Josafá”. Eles estavam se aproveitando de um momento crítico para invadir, saquear e provocar grandes estragos em Jerusalém. Esses povos não eram conquistadores de cidades, eles eram pilhadores, verdadeiros vândalos cujo objetivo era causar grandes estragos, saquear e deixar a cidade para fazer o mesmo noutras cidades.

O desespero de Josafá era bastante compreensível. Embora tenha feito reformas políticas e religiosas, o exército de Josafá estava reduzido e despreparado para enfrentar tamanha oposição.

…não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer… Verso 12

  1. BUSQUE A AJUDA DE DEUS – VERSOS 4 A 14

Josafá reuniu o povo de Judá:

Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá. Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor – Versos 3 e 4

Josafá orou a Deus:

Então Josafá levantou-se na assembleia de Judá e de Jerusalém, no templo do Senhor, na frente do pátio novo, e orou: “Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti – Versos 5 e 6

Nem sempre orar é a primeira opção que nos vem à mente:

  • Josué e os príncipes de Israel não oraram no caso dos gibeonitas – Js 9

Os israelitas examinaram as provisões dos heveus, mas não consultaram o Senhor. Então Josué fez um acordo de paz com eles, garantindo poupar-lhes a vida, e os líderes da comunidade o ratificaram com juramento. Três dias depois de fazerem o acordo com os gibeonitas, os israelitas souberam que eram vizinhos e que viviam perto deles – Js 9.14 a 16

  • Saul, diferente de Davi, não costumava orar antes de suas batalhas.
  • Judá não orou no dia do cerco a Jerusalém:

Os vales mais férteis de Judá ficaram cheios de carros, e cavaleiros tomaram posição junto às portas das cidades; Judá ficou sem defesas. Naquele dia vocês olharam para as armas do palácio da Floresta e viram que a cidade de Davi tinha muitas brechas em seus muros. Vocês armazenaram água no açude inferior, contaram as casas de Jerusalém e derrubaram algumas para fortalecer os muros. Vocês construíram um reservatório entre os dois muros para a água do açude velho, mas não olharam para aquele que fez estas coisas, nem deram atenção àquele que há muito as planejou – Is 22.7 a 11

  • Jonas não orou antes de ir a Jope comprar passagem de navio para Társis:

A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença. Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor – Jn 1.1 a 3

  • Judas certamente não orou a Deus antes de vender Jesus aos sacerdotes.

Por que será que Saul não orava? Ele desconfiava que Deus não ia responder-lhe.

Por que Judá não orou? Auto-suficiência.

Por que Jonas não orou? Desobediência.

Por que Judas não orou? Porque ele era um criminoso.

Diferente deles Josafá admitiu em oração duas verdades complementares a respeito de Deus:

  1. Deus é poderoso:

Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti. Não és tu o nosso Deus, que expulsaste os habitantes desta terra perante Israel, teu povo, e a deste para sempre aos descendentes de teu amigo Abraão?– Versos 6 e 7

Paulo concordaria plenamente com ele:

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém! – Ef 3.19 e 20

  1. Há em Deus boa vontade em ouvir orações:

Eles a têm habitado e nela construíram um santuário em honra do teu nome, dizendo: Se alguma desgraça nos atingir, seja o castigo da espada, seja a peste, seja a fome, nós nos colocaremos em tua presença diante deste templo, pois ele leva o teu nome, e clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás Mas agora, aí estão amonitas, moabitas e habitantes dos montes de Seir, cujos territórios não permitiste que Israel invadisse quando vinha do Egito; por isso os israelitas se desviaram deles e não os destruíram.  Vê agora como estão nos retribuindo, ao virem expulsar-nos da terra que nos deste por herança. Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Versos 8 a 12a

Além dessas verdades a respeito de Deus Josafá admitiu uma verdade a respeito dele e seu povo:

Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti – Verso 12b

Josafá simplesmente disse a verdade que estava evidente diante de todos. Quem se julga suficiente para resolver seus problemas e dilemas não ora.

  • Precisamos aprender a orar com o salmista:

Se o Senhor não estivesse do nosso lado; que Israel o repita: Se o Senhor não estivesse do nosso lado quando os inimigos nos atacaram, eles já nos teriam engolido vivos, quando se enfureceram contra nós; aságuas nos teriam arrastado e as torrentes nos teriam afogado; sim, as águas violentas nos teriam afogado! Bendito seja o Senhor, que não nos entregou para sermos dilacerados pelos dentes deles. Como um pássaro escapamos da armadilha do caçador; a armadilha foi quebrada, e nós escapamos. O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra – Sl 124.1 a 8

A admissão de nossa insuficiência diante da suficiência de Deus é um sinal de maturidade.

  1. OUÇA O QUE O SENHOR TEM A DIZER – VERSOS 15 A 17

Todos os homens de Judá, com suas mulheres e seus filhos, até os de colo, estavam ali de pé, diante do Senhor. Então o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita e descendente de Asafe, no meio da assembleia. Ele disse: “Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. Amanhã, desçam contra eles. Eles virão pela subida de Ziz, e vocês os encontrarão no fim do vale, em frente do deserto de Jeruel. Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’”.

Deus sempre tem algo a dizer sobre aquilo que dissermos a ele. Uma vez invocado Deus se manifestará:

O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade – Sl 145.18

As orientações de Deus aos moradores de Judá eram claras:

  1. ..

Escutar é a coisa primordial a se fazer.

  1. Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme.

Não permitir que o medo nos paralise é essencial.

  1. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.

Há situações em que temos que tomar parte na batalha, mas há ocasiões em que não devemos nos envolver de forma alguma – Há batalhas que são somente de Deus.

  1. Vocês não precisarão lutar nessa batalha.

Nesse caso em particular, o povo de Judá seria apenas expectador do agir salvador de Deus em seu favor.

  1. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém.

Prestar atenção ao que Deus fará é importante para aprendermos mais a respeito do modo como Deus age.

  1. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês.

A razão para não temer e permanecer firme é o fato de que Deus sempre estará conosco.

  • CREIA NO QUE O SENHOR DISSER – VERSOS 18 A 21

Josafá prostrou-se, rosto em terra, e todo o povo de Judá e de Jerusalém prostrou-se em adoração perante o Senhor. Então os levitas descendentes dos coatitas e dos coreítas levantaram-se e louvaram o Senhor, o Deus de Israel, em alta voz. De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”.

Josafá creu na palavra do Senhor profetizada pelo profeta Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita e descendente de Asafe, e incentivou o povo de Judá a fazer o mesmo.

  • Crer é essencial para ver:

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam – Hb 11.6

Escreva: “O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade – Hc 2.4

  • O salmista declarou confiantemente:

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão. Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante – Sl 27.1 a 3

  • O profeta expressou com admiração:

Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam – Is 64.4

  • O que pedir a Deus, peça com fé, sem duvidar:

…pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz – Tg 1.6 e 8

  • Quem não crê não vê:

Eliseu respondeu: “Ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor: Amanhã, por volta desta hora, na porta de Samaria, tanto uma medida de farinha como duas medidas de cevada serão vendidas por uma peça de prata”.O oficial, em cujo braço o rei estava se apoiando, disse ao homem de Deus: “Ainda que o Senhor abrisse as comportas do céu, será que isso poderia acontecer?” Mas Eliseu advertiu: “Você o verá com os próprios olhos, mas não comerá coisa alguma!” […] Ora, o rei havia posto o oficial em cujo braço tinha se apoiado como encarregado da porta da cidade, mas quando o povo saiu, atropelou-o junto à porta, e ele morreu, conforme o homem de Deus havia predito quando o rei foi à sua casa. Aconteceu conforme o homem de Deus dissera ao rei: “Amanhã, por volta desta hora, na porta de Samaria, tanto uma medida de farinha como duas medidas de cevada serão vendidas por uma peça de prata”. O oficial tinha contestado o homem de Deus perguntando: “Ainda que o Senhor abrisse as comportas do céu, será que isso poderia acontecer?” O homem de Deus havia respondido: “Você verá com os próprios olhos, mas não comerá coisa alguma!” E foi exatamente isso que lhe aconteceu, pois o povo o pisoteou junto à porta da cidade, e ele morreu – 2Rs 7.1 e 2, 17 a 20

  • Jesus disse:

Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada. “Tirem a pedra”, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: “Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias”. Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? ” – Jo 11.38 a 40

  • Paulo afirmou:

Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito – 1Co 2.9 e 10a

  • LOUVE AO SENHOR – VERSOS 21 A 23

Depois de consultar o povo, Josafá nomeou alguns homens para cantarem ao Senhor e o louvarem pelo esplendor de sua santidade, indo à frente do exército, cantando: “Dêem graças ao Senhor, pois o seu amor dura para sempre”. Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados. Os amonitas e os moabitas atacaram os dos montes de Seir para destruí-los e aniquilá-los. Depois de massacrarem os homens de Seir, destruiram-se uns aos outros.

Ao invés de prepararem armas de guerra eles afinaram seus instrumentos e vozes. Se a batalha é de Deus porque afiar as espadas? Porque tirar o arco da parede? Porque fazer flechas? Vamos tocar os instrumentos de cordas, os tamborins, os batuques, e ensaiar o coral.

Deus agiu assim que ouviu as músicas que o exaltavam:

Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados – verso 22.

Os inimigos de Judá se atacaram mutuamente e foram destruídos e aniquilados.

Os amonitas e os moabitas atacaram os dos montes de Seir para destruí-los e aniquilá-los. Depois de massacrarem os homens de Seir, destruiram-se uns aos outros – Verso 22.

O agir de Deus foi decisivo para que eles provocassem sua própria destruição. Os inimigos do povo de Deus foram destruídos sem que Judá lançasse uma única flecha, os louvores foram as armas do povo de Deus.

CONCLUSÃO:

O que podemos fazer quando não sabemos o que fazer?

  • Orar
  • Ouvir
  • Crer
  • Louvar

Simples assim.

Você crê?

Se você crer verá a glória de Deus – Jo 11.40

 

Comentário (1)

  1. Responder
    Roselaine Trombeta says:

    Estou assim ,no momento da minha vida que não sei o que fazer .

Publicar um comentário