Perspectivas

Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça – Gn 15.1 a 6

 

INTRODUÇÃO

Perspectiva:

1 DES, PINT Arte ou técnica de representar tridimensionalmente, criando ilusão de profundidade e proporção das figuras, de tal forma que estas, no espaço do ponto de vista do observador, pareçam bem menores à proporção que cresce a distância; método que possibilita ilusão de um espaço tridimensional, pelo qual retas paralelas que se projetam longe do primeiro plano são desenhadas, na verdade, como linhas diagonais que convergem e se encontram em determinado ponto.

2 POR EXT Desenho ou pintura feitos com a técnica da perspectiva.

3 POR EXT Visão que se estende ao longe, até onde os olhos podem alcançar; prospectiva.

4 Ponto de vista; modo particular com que cada pessoa, influenciada por seu tipo de personalidade e por suas experiências, vê o mundo: Seu trabalho traz uma nova perspectiva sobre o assunto.

5 Aparência, visão ou aspecto sob o qual algo se representa: Ele escreveu sua dissertação sob uma perspectiva marxista.

6 Sentimento de esperança e expectativa: “Em verdade, tão excitante me parecia agora a perspectiva de escrever o livro que me sentia gratificada pela simples ideia de nele me envolver, de seguir o fio da narrativa como quem segue uma pista num labirinto” (MS).

Fonte: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Michaelis

Nossa abordagem terá como direcionamento a quarta acepção do termo:

Ponto de vista; modo particular com que cada pessoa, influenciada por seu tipo de personalidade e por suas experiências, vê o mundo.

DESENVOLVIMENTO

  1. CONTINGÊNCIA VERSUS VASTIDÃO

O contexto do texto – Gn 15

Abraão deixou sua terra e se aventurou numa busca por algo maior movido pela promessa divina:

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra – Gn 12.1 a 3

Alguns anos havia se passado e Sara não ficara grávida. Abraão estava desanimado e sua fé, outrora forte estava em frangalhos. Abraão não ousava ser direto com Deus e expressar a ela sua frustração, por isso ele faz uma proposta que lhe parecia uma excelente alternativa.

Abraão na tenda – versos 1 a 3:

Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro – Gn 15.1 a 3

A tenda era um fator limitante para a perspectiva de Abraão. Para ver além da tenda ele precisava sair da tenda. A tenda de Abraão representa a contingência humana – espaço-temporal.

No verso 5a encontramos a frase que nos permite concluir que Deus o levou a sair da tenda – de sua contingência humana – para ver na perspectiva de Deus: “Então, conduziu-o até fora…”.

Abraão na vastidão – versos 4 a 6:

A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça – Gn 15.4 a 6

Ao conduzi-lo para fora, Deus fez com que a perspectiva de Abraão crescesse exponencialmente. Olhar para a imensidão do céu produziu em Abraão uma mudança radical de perspectiva.

Resultado da mudança de perspectiva – Fé

Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça – Gn 15.6

Ele viu e ouviu, como resposta ele creu.

Essa mudança de perspectiva de Abraão corresponde à dimensão vertical da existência humana.

  1. EGOCENTRISMO VERSUS ALTERIDADE

Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso – Ez 37.1 a 10

Alteridade:

FILOS Característica, estado ou qualidade de ser distinto e diferente, de ser outro.

Fonte: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Michaelis

O contexto do texto:

Ezequiel vivia entre os judeus exilados em Babilônia:

Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus – Ez 1.1

Ezequiel no vale de ossos secos:

Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos – versos 1 e 2

Deus queria levar Ezequiel a ver o mundo que estava além do profeta. O mundo do profeta representa seu eu – ego. O vale representa o mundo do outro – alter. Pensar-se no lugar do outro, sair de si e adotar uma postura empática.

A empatia significa:

1 PSICOL Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.

2 PSICOL Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.

3 Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.

4 Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação.

5 Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.

O exemplo de Daniel:

No primeiro ano de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos. Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza – Dn 9.1 a 3

Daniel estava no exílio, assim como Ezequiel, mas estava interessado em saber qual seria o destino dos filhos de Israel. Daniel estava praticando a alteridade e empatia.

Ilustração:

Jesus e as multidões:

E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor – Mt 9.35 e 36

Jesus viu as multidões que vinham ao seu encontro como “ovelhas que não têm pastor”. Talvez os discípulos vissem as multidões como incômodo. Mas Jesus percebeu que elas estavam “exaustas e aflitas”, daí ele se compadecer delas.

Resultado da mudança de perspectiva – Compaixão

Deus levou Ezequiel a ver o caos para que ele sentisse de perto a angústia do outro. A visão de Ezequiel remetia à realidade existencial do povo judeu no exílio.

Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR – Ez 37.11 a 14

Essa mudança de perspectiva de Ezequiel corresponde à dimensão horizontal da existência humana.

  • TEMPO VERSUS ETERNIDADE

Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo – Ap 21.1 e 2

O contexto do texto:

João o apóstolo escreveu o Apocalipse no intuito de fortalecer a fé das comunidades cristãs de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia – Ap 1.11b

João na ilha de Patmos:

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu. Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo. João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. […] Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus – Ap 1.1 a 5a, 9 e 10a

João diante do trono:

Achei-me em espírito, no dia do Senhor […]  Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas. Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado; e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda –  Ap 1.10a e 4.1 a 3

Exemplo de Paulo:

Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas – 2Co 4.16 a 18

Resultado da mudança de perspectiva – Esperança

Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho – Ap 21.3 a 7

Essa mudança de perspectiva de João corresponde à dimensão transcendente da existência humana.

 

CONCLUSÃO

Deus chamou Abraão – também nos chama hoje – a ver a vida na perspectiva do mundo de Deus.

Deus chamou Ezequiel – também nos chama hoje – a ver a vida na perspectiva do outro, indo além de nós e assim nos identifica com a realidade vivida pelo outro.

Deus chamou João – também nos chama hoje – a ver a vida na perspectiva da eternidade, levando-nos a transcender as nossas circunstâncias e abraçar o plano eterno de Deus.

Que Deus nos ajude.

Amém

 

Publicar um comentário