A vontade de Deus

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus – Rm 12.1 e 2

INTRODUÇÃO:

I. A VONTADE DE DEUS NO SHEMÁ E NO DECÁLOGO

Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças – Dt 6.4 e 5

O Shemáé síntese do Decálogo:

Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse: Ouçam, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje lhes estou anunciando. […] Naquela ocasião eu fiquei entre o Senhor e vocês para declarar-lhes a palavra do Senhor, porque vocês tiveram medo do fogo e não subiram o monte. E ele disse: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão.

  • Não terás outros deuses além de mim.
  • Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. […]
  • Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem usar o seu nome em vão.
  • Guardarás o dia de sábado a fim de santificá-lo, conforme o Senhor, o teu Deus, te ordenou. […]
  • Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
  • Não matarás.
  • Não adulterarás.
  • Não furtarás.
  • Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
  • Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás a casa do teu próximo, […] nem coisa alguma que lhe pertença – Dt 5.1 a 21 (editado)

Ama a Deus de todo o coração quem:

  1. Não tem outro Deus além do Senhor.
  2. Não faz e nem se prostra diante de imagens que tentem retratar o irretratável.
  3. Honra e respeita o nome de Deus usando apenas em atos de adoração e reverência.
  4. Separa um tempo especial dentro do tempo comum para adorar e glorificar a Deus.
  5. Honra seus pais, os representantes de Deus na terra.
  6. Respeita a dignidade da vida humana.
  7. Se mantém puro em assuntos de natureza sexual.
  8. Respeita o direito de posse de outrem.
  9. Honra e dignifica o bom nome de outrem.
  10. Está contente com o que tem e se alegra com as conquistas de outrem.

Amar a Deus com intensidade é o principal mandamento da Lei. Outro semelhante a esse é amar ao próximo por extensividade:

Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor – Lv 19.18

 

II. A VONTADE DE DEUS NOS SALMOS PROFETAS

O salmista sintetizou o Decálogo:

Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?

  • Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo,
  • que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar,
  • que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo,
  • que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor,
  • que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado,
  • que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente.

Quem assim procede nunca será abalado! – Sl 15 (editado)

Isaías resumiu ainda mais:

  • Aquele que anda corretamente e fala o que é reto,
  • que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno,
  • que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal,

é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará – Is 33.15-16 (editado)

Miquéias reduziu a 3:

Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige:

  • Pratique a justiça,
  • ame a fidelidade e
  • ande humildemente com o seu Deus – Mq 6.8 (editado)

 

 

III. A VONTADE DE DEUS SEGUNDO JESUS CRISTO

Nos dias de Jesus havia um intenso debate sobre a Lei:

… o judaísmo dos tempos de Jesus vivia em tensão. De um lado, havia a busca de mandamentos básicos compreensivos, a obrigação da halacá(a transmissão num tipo de catecismo de regras éticas) para observar um sistema casuístico. Do outro lado, havia a tentativa de distinguir entre os mandamentos importantes e os menos importantes (c f. SB 1 903, 907; II 87-88; IH 543; 4Mc 5.20; os mandamentos grandes, que consistiam em Dt 6.5 e Lv 19.18 , foram discutidos em Mc 12.29-30; Mt 22.34-40; Lc 20.39-40; 10.25-28). (Coenen & Brown, Vol. I, p. 1246)

Jesus ensinava que o amor a Deus e o amor aos homens eram inseparáveis:

Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas – Mt 22.37 e 38

Sobre o amor fraternal:

Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros – Jo 13.34 e 35

O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.[…] Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros – Jo 15.12 e 17

 

IV. A VONTADE DE DEUS SEGUNDO O ENSINO DOS APÓSTOLOS

Jesus ao cumprir a Lei capacitou seus discípulos a cumpri-la também:

O mandamento do amor, que pode ser cumprido no Espírito […] e agora pode ser chamado a “lei de Cristo” (G1 6.2; cf. 1Co 9.21. […] É a Torá do Senhor, que Ele mesmo pôs em prática na sua totalidade. Agora, ao levantar os homens para a vida espiritual, pode requerer deles o cumprimento dela.

Paulo ensinou:

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “não matarás”, “não furtarás”, “não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei – Rm 13.8 a 10

Toda a lei se resume num só mandamento: Ame o seu próximo como a si mesmo – Gl 5.14

Tiago instruiu:

Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente – Tg 2.8

Colin Brown comenta a citação de Tiago:

Tiago também dá a esta lei o nome de “lei régia” […] (2.8), que pode ser resumida no mandamento do amor ao próximo. (“Régia” não precisa necessariamente se referir a Jesus, o Rei; pode, igualmente, simplesmente se referir à grandeza deste mandamento; […] Aquele que guarda este mandamento está livre do temor de ter que observar a totalidade da lei judaica mediante a observância minuciosa de todo e qualquer mandamento individual (2.10-11; cf. G1 3.10). (Coenen & Brown, Vol. I, p. 1163)

 

UMA OBJEÇÃO:

Nós, de nós e por nós mesmos não conseguimos amar a Deus como Deus quer ser amado e ao próximo como nos amamos.

Jesus disse a Nicodemos:

Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo – Jo 3.5 a 7

É necessário nascer de novo porque a carne “não produz nada que se aproveite” – Jo 6.63. Paulo nos ensina:

Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.  A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus – Rm 8.3 a 8

Eis a razão porque devemos nos arrepender e crer no evangelho:

Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, proclamando as boas novas de Deus. O tempo é chegado, dizia ele. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! – Mc 1.14 e 15

Então lhe perguntaram: O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? Jesus respondeu: A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou – Jo 6.28 e 29

O evangelho é o poder de Deus para salvar:

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: O justo viverá pela fé – Rm 1.16 e 17

 

Publicar um comentário