Disposição para seguir a Cristo hoje

Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito – Mt 16.24 a 27

Mas Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote, entrou e sentou-se com os guardas, para ver o que aconteceria – Mt 26.58

INTRODUÇÃO:

Tese: Seguir a Cristo, ontem e hoje é uma questão de dizer não e sim:

Dizer não a si – “… negue-se a si mesmo, tome a sua cruz…”]

Dizer sim a Cristo – “… e siga-me”.

Simples assim.

Seguir a Jesus ontem e hoje significa coisas distintas nas particularidades, mas no sentido geral permanece sendo a mesma coisa. Os tempos mudaram, mas a humanidade não mudou essencialmente.

Nos dias de Jesus e dos discípulos:

  1. Havia a religião morta e mortal dos saduceus e fariseus:

Os saduceus eram a casta religiosa dominante. Os sacerdotes Anás e Caifás e boa parte dos membros do sinédrio eram saduceus. Eles não criam na existência dos anjos nem da realidade da ressurreição. Eles detinham o poder religioso e o exerciam em cooperação com os fariseus.

A religião morta só pensa em matar quem se opõe a ela:

Por isso, Deus disse em sua sabedoria: ‘Eu lhes mandarei profetas e apóstolos, dos quais eles matarão alguns, e a outros perseguirão’ – Lc 11.49

… e os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de matar Jesus, mas tinham medo do povo – Lc 22.2

Moisés não lhes deu a lei? No entanto, nenhum de vocês lhe obedece. Por que vocês procuram matar-me? – Jo 7.19

Então alguns habitantes de Jerusalém começaram a perguntar: Não é este o homem que estão procurando matar? – Jo 7.25

Assim, os chefes dos sacerdotes fizeram planos para matar também Lázaro – Jo 12.10

Os fariseus eram religiosos e estudiosos da Lei de Moisés que tinham um zelo religioso excessivo. Fariseu significa “separado”. O movimento sectário surgiu em reação à forte helenização pelo qual a Palestina passava por volta do ano 190 a.C. Eles recusavam tudo o que era estranho à fé judaica. O farisaísmo era um movimento popular e contava com o apoio de muitos judeus que se opunham ao domínio greco-romano da Judeia. Nos dias de Jesus eles haviam perdido a noção de reino de Deus e tinham se tornado beligerantes defensores da religião judaica com forte ênfase nos preceitos proibitivos da lei mosaica. Os fariseus se viam como os guardiões da fé entregue a eles por Moisés. Jesus reconheceu esse fato:

Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés.Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam – Mt 23.1 a 3

No mesmo discurso Jesus pronunciou 8 “ais” contra eles:

Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo. “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente. “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês. “Ai de vocês, guias cegos!, pois dizem: ‘Se alguém jurar pelo santuário, isto nada significa; mas se alguém jurar pelo ouro do santuário, está obrigado por seu juramento’.[…] “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo. “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo. “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade. “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês edificam os túmulos dos profetas e adornam os monumentos dos justos. E dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos tomado parte com eles no derramamento do sangue dos profetas’. Assim, vocês testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas – Mt 23.13 a 31

Os fariseus tentaram matar Jesus:

Então os fariseus saíram e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Jesus – Mt 12.14

Então os fariseus saíram e começaram a conspirar com os herodianos contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo – Mc 3.6

Jesus alertou seus discípulos a evitarem o fermento dos fariseus e saduceus:

Disse-lhes Jesus: Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus – Mt 16.6

  • Haviam os partidos violentos dos herodianos e dos zelotes:

Os herodianos eram partidários da dinastia de Herodes o Grande e seus descendentes. Eles defendiam o direito de Herodes de governar a Galileia. Eles não hesitavam em pegar em armas para defender o suposto direito de Herodes. A dinastia herodiana era de origem asmoniana (edomita) e os judeus não aceitavam que um descendente desse povo governasse a Judeia. Eles tinham sérias controvérsias sobre o direito de Herodes governar sobre eles.

Herodes, o Grande, construiu para si 7 palácios. Governou por 34 anos. Ele e seus filhos governaram a Palestina de 37 a.C a 70 d.C. A dinastia herodiana mantinha bons relacionamentos com Roma e as autoridades judaicas. Eles se dedicaram a construir inúmeros edifícios suntuosos e divulgaram a cultura greco-romana.

Herodes, o Grande (37 a.C a 4 d.C) tentou matar Jesus:

Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos – Mt 2.16

Herodes Antipas, (4 a 39 d.C) ordenou a morte de João Batista e participou do julgamento de Jesus:

Ouvindo isso, Pilatos perguntou se Jesus era galileu. Quando ficou sabendo que ele era da jurisdição de Herodes, enviou-o a Herodes, que também estava em Jerusalém naqueles dias. Quando Herodes viu Jesus, ficou muito alegre, porque havia muito tempo queria vê-lo. Pelo que ouvira falar dele, esperava vê-lo realizar algum milagre. Interrogou-o com muitas perguntas, mas Jesus não lhe deu resposta. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam ali, acusando-o com veemência. Então Herodes e os seus soldados ridicularizaram-no e zombaram dele. Vestindo-o com um manto esplêndido, mandaram-no de volta a Pilatos. Herodes e Pilatos, que até ali eram inimigos, naquele dia tornaram-se amigos – Lc 23.6 a 12

Jesus advertiu seus discípulos contra o fermento de Herodes:

Advertiu-os Jesus: Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes – Mc 8.15

Chamou-o de raposa:

Naquela mesma hora alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Saia e vá embora daqui, pois Herodes quer matá-lo”. Ele respondeu: “Vão dizer àquela raposa: ‘Expulsarei demônios e curarei o povo hoje e amanhã, e no terceiro dia estarei pronto’ – Lc 13.31 e 32

Os zelotes, por outro lado, eram defensores da libertação da Palestina em relação ao domínio do império romano. Eles não hesitavam em usar armas nos levantes e apoiavam as ações dos sicários que eram agitadores que promoviam assassinatos aleatórios em grandes ajuntamentos.

Os zelotes eram ardorosos defensores da justiça e eram vistos como heróis nacionais pelos judeus que resistiam ao domínio romano. Eles acreditavam lutar pelos oprimidos contra o imperialismo opressor romano. Eles eram herdeiros diretos dos Macabeus que lideraram a revolta macabeia contra a helenização forçada por Antíoco Epifânio (198 a.C).

Os zelotes tinham aversão aos herodianos e travaram duros embates com eles resultando por fim na intervenção romana e consequente destruição de Jerusalém em 70 d.C.

Jesus desprezou as investidas dos herodianos e recusou os métodos violentos dos zelotes.

Disse-lhe Jesus: Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão – Mt 26.52

  • Havia ainda os sincretistas judaizantes:

Nos dias dos apóstolos havia os judaizantes que insistiam na necessidade de observar os ritos mosaicos para que sejam salvos.

Alguns homens desceram da Judeia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: “Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos”. Isso levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, juntamente com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros. A igreja os enviou e, ao passarem pela Fenícia e por Samaria, contaram como os gentios tinham se convertido; essas notícias alegravam muito a todos os irmãos.Chegando a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles. Então se levantaram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: “É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à lei de Moisés”. Os apóstolos e os presbíteros se reuniram para considerar essa questão – At 15.1 a 6

Paulo, em sua carta aos Gálatas, afirma que o sincretismo judaizante é um “outro evangelho” – Gl 1.6 a 8, um evangelho diferente “que vai além” do evangelho pregado por Cristo e seus apóstolos, uma perversão do evangelho de Cristo.

Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor. Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade? Tal persuasão não provém daquele que os chama. “Um pouco de fermento leveda toda a massa”. Estou convencido no Senhor de que vocês não pensarão de nenhum outro modo. Aquele que os perturba, seja quem for, sofrerá a condenação. Irmãos, se ainda estou pregando a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Nesse caso, o escândalo da cruz foi removido – Gl 5.6 a 11

Os que desejam causar boa impressão exteriormente, tentando obrigá-los a se circuncidarem, agem desse modo apenas para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo – Gl 6.12

SEGUIR A CRISTO HOJE É:

  1. Dizer não à religião morta e sem vida do tradicionalismo religioso – não ao estilo de vida sectário e legalista:

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. Eles lhe responderam: “Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?” Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra. Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês”. “Abraão é o nosso pai”, responderam eles. Disse Jesus: “Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez. Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não agiu assim. Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês”. Protestaram eles: “Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus”. Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo. “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade! Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim? Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus” – Jo 8.31 a 47

  1. Dizer não à hipocrisia do pseudo-evangelho moderno – não ao estilo de vida hipócrita e dissimulado:

Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade. Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento. Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade – Rm 2.1 a 11

  1. Dizer não aos apelos de direita ou esquerda que insistem na violência como método de implantação e governo – não ao estilo de vida marcado pelo culto de personalidades fúteis e egoístas:

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra – Rm 13.1 a 7

SEGUIR A CRISTO HOJE TAMBÉM É:

  1. Dizer sim à fé bíblica – sim à leitura e meditação séria das Escrituras:

Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica. Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo. E creram muitos dentre os judeus, bem como dentre os gregos, um bom número de mulheres de elevada posição e não poucos homens – At 17.10 a 12

  1. Dizer sim à fé viva e vivificante – sim à busca sincera e honesta por intimidade com Deus por meio de Jesus Cristo sob orientação do Espírito Santo:

No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado – Jo 7.37 a 39

  1. Dizer sim à fé simples e sincera – sim à simplicidade do evangelho despido dos ensinos fantasiosos dos “falsos apóstolos”, uma forma singela de expressão da vida cristã sem ostentação ou linguagem obscura e inacessível:

Espero que vocês suportem um pouco da minha insensatez. Sim, por favor, sejam pacientes comigo. O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura. O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente. Todavia, não me julgo nem um pouco inferior a esses “super-apóstolos”. Eu posso não ser um orador eloquente; contudo tenho conhecimento. De fato, já manifestamos isso a vocês em todo tipo de situação. […] Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem – 2Co 11.1 a 15

CONCLUSÃO:

Seguir a Cristo, tanto nos dias dos apóstolos, como nos dias de hoje é uma aventura radical. É um andar contra a correnteza, andar na contramão do sistema, desafiar os muitos modos de vida que atentam contra a integridade do evangelho de Cristo.

Publicar um comentário