O culto aceitável a Deus

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus – Romanos 12.1 e 2

 

INTRODUÇÃO

Paulo fala que o culto agradável a Deus é um culto pensado – (tēn logikēn latreian hymōn) τὴν λογικὴν λατρείαν ὑμῶν – o culto racional de vocês.

Com isso devemos concluir que pensar a respeito do culto é algo importante para que aprendamos como cultuar a Deus do modo certo, prestando a Deus um culto que lhe seja agradável.

Quando afirmamos que há um tipo de culto que agrada a Deus, afirmamos também que há um tipo de culto que não agrada a Deus.

O culto de Abel agradou a Deus e o de Caim não agradou:

Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.  Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta – Gênesis 4.3 a 5a

 

É importante observar que primeiramente Deus recusa o cultuante e depois o culto em si. Ambos – cultuante e culto – formam uma totalidade.

O culto prestado por Nadabe e Abiú não foi aceito por Deus:

Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados. Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor – Levítico 10.1 e 2

 

Nadabe e Abiú se precipitaram e ofereceram a Deus algo que não estava dentro das prescrições divinas quanto ao uso de fogo estranho. O fogo profano era um fogo produzido por eles mesmos, algo de iniciativa própria. Por causa da precipitação deles o fim deles foi trágico.

Davi também prestou um culto inaceitável a Deus.

  1. O CULTO FRUSTRADO

Depois de consultar todos os seus oficiais, os comandantes de mil e de cem, Davi disse a toda a assembleia de Israel: “Se vocês estão de acordo e se esta é a vontade do Senhor nosso Deus, enviemos uma mensagem a nossos irmãos em todo o território de Israel, e também aos sacerdotes e aos levitas que estão com eles em suas cidades, para virem unir-se a nós. Vamos trazer de volta a arca de nosso Deus, pois não nos importamos com ela durante o reinado de Saul”. Toda a assembleia concordou, pois isso pareceu bem a todo o povo. Então Davi reuniu todos os israelitas, desde o rio Sior, no Egito, até Lebo-Hamate, para trazerem de Quiriate-Jearim a arca de Deus. Davi e todos os israelitas foram a Baalá, que é Quiriate-Jearim, em Judá, para buscar a arca de Deus, o Senhor, entronizado entre os querubins; a arca sobre a qual seu nome é invocado. Da casa de Abinadabe levaram a arca de Deus num carroção novo, conduzido por Uzá e Aiô. Davi e todos os israelitas iam dançando e cantando com todo o vigor diante de Deus, ao som de harpas, liras, tamborins, címbalos e cornetas. Quando chegaram à eira de Quidom, Uzá esticou o braço e segurou a arca, porque os bois haviam tropeçado. A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá, e ele o feriu por ter tocado na arca. Uzá morreu ali mesmo, diante de Deus. Davi ficou contrariado porque o Senhor, em sua ira, havia fulminado Uzá. Até hoje aquele lugar é chamado Perez-Uzá. Naquele dia, Davi teve medo de Deus e se perguntou: “Como vou conseguir levar a arca de Deus?” Por isso desistiu de levar a arca para a cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de Obede-Edom, de Gate – 2 Crônicas 13.1 a 13

 

Para entender o que está acontecendo precisamos ver alguns antecedentes:

  1. Os filhos de Eli levaram a Arca do Senhor para o campo de batalha:

Os filisteus dispuseram suas forças em linha para enfrentar Israel, e, intensificando-se o combate, Israel foi derrotado pelos filisteus, que mataram cerca de quatro mil deles no campo de batalha. Quando os soldados voltaram ao acampamento, as autoridades de Israel perguntaram: “Por que o Senhor deixou que os filisteus nos derrotassem? Vamos a Siló buscar a arca da aliança do Senhor, para que ele vá conosco e nos salve das mãos de nossos inimigos”. Então mandaram trazer de Siló a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que tem o seu trono entre os querubins. E os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, acompanharam a arca da aliança de Deus – 1 Samuel 4.1 a 3

 

  1. Os filisteus capturaram a Arca do Senhor:

Então os filisteus lutaram e Israel foi derrotado; cada homem fugiu para sua tenda. O massacre foi muito grande: Israel perdeu trinta mil homens de infantaria. A arca de Deus foi tomada, e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram – 1 Samuel 4.10 e 11

 

  1. A arca do Senhor permaneceu algum tempo na terra dos filisteus:

Depois que os filisteus tomaram a arca de Deus, eles a levaram de Ebenézer para Asdode. E a colocaram dentro do templo de Dagom, ao lado de sua estátua – 1 Samuel 5.1 e 2

 

  1. Depois de alguns problemas os filisteus devolveram a Arca do Senhor:

Quando já fazia sete meses que a arca do Senhor estava em território filisteu, os filisteus chamaram os sacerdotes e adivinhos e disseram: “O que faremos com a arca do Senhor? Digam-nos com o que devemos mandá-la de volta a seu lugar” – 1 Samuel 6.1 e 2

 

  1. Por 20 anos a Arca do Senhor permaneceu na casa de Abinadabe:

Então, os homens de Quiriate-Jearim vieram para levar a arca do Senhor. Eles a levaram para a casa de Abinadabe, na colina, e consagraram seu filho Eleazar para guardar a arca do Senhor. A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o Senhor com súplicas – 1 Samuel 7.1 e 2

 

  1. Davi fez uma casa em Jerusalém e quis trazer a Arca do Senhor para ficar perto dela:

Depois de consultar todos os seus oficiais, os comandantes de mil e de cem, Davi disse a toda a assembleia de Israel: “Se vocês estão de acordo e se esta é a vontade do Senhor nosso Deus, enviemos uma mensagem a nossos irmãos em todo o território de Israel, e também aos sacerdotes e aos levitas que estão com eles em suas cidades, para virem unir-se a nós. Vamos trazer de volta a arca de nosso Deus, pois não nos importamos com ela durante o reinado de Saul”. Toda a assembleia concordou, pois isso pareceu bem a todo o povo – 1 Crônicas 13.1 a 4

 

Por que Deus não aceitou o culto que Davi lhe apresentara?

  1. Davi consultou as pessoas erradas:

Depois de consultar todos os seus oficiais, os comandantes de mil e de cem, Davi disse a toda a assembleia de Israel: “Se vocês estão de acordo e se esta é a vontade do Senhor nosso Deus, enviemos uma mensagem a nossos irmãos em todo o território de Israel, e também aos sacerdotes e aos levitas que estão com eles em suas cidades, para virem unir-se a nós. Vamos trazer de volta a arca de nosso Deus, pois não nos importamos com ela durante o reinado de Saul”. Toda a assembleia concordou, pois isso pareceu bem a todo o povo – 1 Crônicas 13.1 a 4

 

Davi consultou líderes militares e o povo. Mas ele deveria ter consultado apenas os sacerdotes e levitas.

  1. Davi não consultou as Escrituras:

Da casa de Abinadabe levaram a arca de Deus num carroção novo, conduzido por Uzá e Aiô. Davi e todos os israelitas iam dançando e cantando com todo o vigor diante de Deus, ao som de harpas, liras, tamborins, címbalos e cornetas – 1 Crônicas 13.7 e 8

 

A Arca do Senhor tinha argolas laterais e varas para que fosse transportada nos ombros dos levitas, filhos de Coate:

 

Bezalel fez a arca com madeira de acácia, com um metro e dez centímetros de comprimento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura. Revestiu-a de ouro puro, por dentro e por fora, e fez uma moldura de ouro ao seu redor. Fundiu quatro argolas de ouro para ela, prendendo-as a seus quatro pés, com duas argolas de um lado e duas do outro. Depois fez varas de madeira de acácia e revestiu-as de ouro e colocou-as nas argolas laterais da arca para que pudesse ser carregada – Êxodo 37.1 a 5

 

Mas aos coatitas Moisés não deu nada, pois eles deveriam carregar nos ombros os objetos sagrados pelos quais eram responsáveis – Números 7.9

 

Davi ignorou essas orientações e fez o que os filisteus haviam feito.

O que Davi deveria ter feito?

A resposta a essa pergunta nós encontramos no capítulo 15 de 1 Crônicas:

Observação: O capítulo 14 é um capítulo político e administrativo.

  1. O CULTO ACEITÁVEL A DEUS

Depois de Davi ter construído casas para si na cidade de Davi, ele preparou um lugar para a arca de Deus e armou uma tenda para ela. Então Davi disse: “Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço“. Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para levar a arca do Senhor para o lugar que ele lhe havia preparado. Reuniu também os descendentes de Arão e os levitas: Dos descendentes de Coate, Uriel, liderando outros 120; dos descendentes de Merari, Asaías, liderando outros 220; dos descendentes de GérsonJoel, liderando outros 130; dos descendentes de Elisafã, Semaías, liderando outros 200; dos descendentes de HebromEliel, liderando outros 80; dos descendentes de UzielAminadabe, liderando outros 112. Então Davi convocou os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe, e lhes disse: “Vocês são os chefes das famílias levitas; vocês e seus companheiros levitas deverão consagrar-se e levar a arca do Senhor, o Deus de Israel, para o local que preparei para ela. Pelo fato de vocês não terem carregado a arca na primeira vez, a ira do Senhor nosso Deus causou destruição entre nós. Nós não o tínhamos consultado sobre como proceder“. Então os sacerdotes e os levitas se consagraram para transportar a arca do Senhor, o Deus de Israel. E os levitas carregaram a arca de Deus apoiando as varas da arca sobre os ombros, conforme Moisés tinha ordenado, de acordo com a palavra do Senhor. Davi também ordenou aos líderes dos levitas que encarregassem os músicos que havia entre eles de cantar músicas alegres, acompanhados por instrumentos musicais: liras, harpas e címbalos sonoros. Assim, os levitas escolheram Hemã, filho de Joel, e Asafe, um parente dele; e dentre os meraritas, seus parentes, escolheram Etã, filho de Cuxaías; e com eles seus parentes que estavam no segundo escalão: Zacarias, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Benaia, Maaséias, Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom e Jeiel, os porteiros. Os músicos Hemã, Asafe e Etã deviam tocar os címbalos de bronze; Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaséias e Benaia deviam tocar as liras, acompanhando o soprano, e Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom, Jeiel e Azazias deviam tocar as harpas em oitava, marcando o ritmo. Quenanias, o chefe dos levitas, ficou encarregado dos cânticos; essa era sua responsabilidade, pois ele era capaz nisso. Berequias e Elcana seriam porteiros. Eles deveriam proteger a arca. Os sacerdotes Sebanias, JosafáNatanael, Amasai, Zacarias, Benaia e Eliézer deviam tocar as cornetas diante da arca de Deus. Obede-Edom e Jeías também deviam ser porteiros, para vigiar a arca. Assim, com grande festa, foram Davi, as autoridades de Israel e os líderes de batalhões de mil buscar a arca da aliança do Senhor na casa de Obede-Edom. Como Deus havia poupado os levitas que carregavam a arca da aliança do Senhor, sete novilhos e sete carneiros foram sacrificados. E Davi vestia um manto de linho fino, assim como também todos os levitas que carregavam a arca, os músicos e Quenanias, chefe dos músicos. E Davi vestia também o colete sacerdotal de linho. E todo Israel acompanhou a arca da aliança do Senhor alegremente, ao som de trombetas, cornetas e címbalos, ao toque de liras e de harpas – 1 Crônicas 15.1 a 28

 

Davi aprendeu a lição:

Então Davi disse: “Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço”. Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para levar a arca do Senhor para o lugar que ele lhe havia preparado. Reuniu também os descendentes de Arão e os levitas – 1 Crônicas 15.2 a 4

 

Então Davi convocou os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe, e lhes disse: “Vocês são os chefes das famílias levitas; vocês e seus companheiros levitas deverão consagrar-se e levar a arca do Senhor, o Deus de Israel, para o local que preparei para ela. Pelo fato de vocês não terem carregado a arca na primeira vez, a ira do Senhor nosso Deus causou destruição entre nós. Nós não o tínhamos consultado sobre como proceder” – 1 Crônicas 15.11 a 13

 

  • REAVALIANDO NOSSO CULTO

Há alguns detalhes no culto aceitável a Deus que devemos atentar.

  1. Primeiro detalhe – as vestes de Davi:

E Davi vestia um manto de linho fino, assim como também todos os levitas que carregavam a arca, os músicos e Quenanias, chefe dos músicos. E Davi vestia também o colete sacerdotal de linho – verso 27

 

No culto frustrado – 1 Crônicas 13 – nada é dito sobre as vestes de Davi. Podemos concluir com isso que Davi não deu atenção a esse detalhe.

Uma lição devemos tirar daqui:

O culto aceitável a Deus é teocêntrico.

Ao usar roupas comuns – não vestes reais – Davi se colocou em seu devido lugar e reconheceu que somente Deus deve receber toda glória.

No culto aceitável a Deus não pode haver estrelismo. Todas as atenções devem se voltar para Deus – o único cultuado.

  1. Segundo detalhe – a importância das Escrituras:

Davi ignorou o que havia sido prescrito por Moisés quanto à condução da Arca do Senhor no primeiro culto e deus atenção a isto no segundo culto.

As Escrituras devem ser consultadas para que nossa liturgia seja bíblica.

No culto cristão não há espaço para invencionices.

  1. Terceiro detalhe – celebração com respeito

Nos dois cultos há música, mas a ordem dos instrumentos é inversa:

No primeiro culto:

Davi e todos os israelitas iam dançando e cantando com todo o vigor diante de Deus, ao som de harpas, liras, tamborins, címbalos e cornetas – 1 Crônicas 13.8

 

No segundo culto:

Davi também ordenou aos líderes dos levitas que encarregassem os músicos que havia entre eles de cantar músicas alegres, acompanhados por instrumentos musicais: liras, harpas e címbalos sonoros […] E todo Israel acompanhou a arca da aliança do Senhor alegremente, ao som de trombetas, cornetas e címbalos, ao toque de liras e de harpas – 1 Crônicas 15.16 e 28

 

O culto que agrada a Deus é uma celebração – Salmo 100.1

Uzá e Aiô usaram de intimidade frívola e sofreram grave consequência:

Quando chegaram à eira de Quidom, Uzá esticou o braço e segurou a arca, porque os bois haviam tropeçado. A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá, e ele o feriu por ter tocado na arca. Uzá morreu ali mesmo, diante de Deus – 1 Crônicas 13.9 e 10

 

CONCLUSÃO

O que acontece quando apresentamos a Deus um culto agradável?

Alegria:

Assim, com grande festa, foram Davi, as autoridades de Israel e os líderes de batalhões de mil buscar a arca da aliança do Senhor na casa de Obede-Edom. […] E todo Israel acompanhou a arca da aliança do Senhor alegremente, ao som de trombetas, cornetas e címbalos, ao toque de liras e de harpas – 1 Crônicas 15.26 e 28

 

 

 

 

Publicar um comentário