Sobre ganhos e perdas

Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? – Mateus 16:24 a 27

INTRODUÇÃO:

Para ganhar é preciso perder:

  • O dilema de Gustavo Kuerten

Mais conhecido como Guga, ex-tenista brasileiro, tri-campeão de Roland Garros. Único tenista da história a ganhar de Pete Sampras e André Agassi no mesmo torneio. Aposentou-se precocemente do tênis em função de uma lesão no quadril que o forçou a fazer três cirurgias sem obter o resultado desejado.

  • O dilema de Ronaldo Fenômeno

Ronaldo Luis Nazário de Lima ex-atacante do Cruzeiro, Real Madri, Milan e da Seleção Brasileira de Futebol, ganhador do título de melhor jogador de futebol do mundo em duas ocasiões (1996 e 1997). Aposentou-se do futebol em 2011 quando jogava pelo Corinthians Futebol Clube em função das fortes dores em função de seguidas lesões no joelho e hipertiroidismo.

  • O pai de família que trabalha a semana toda
  • A mãe que se desgasta cuidando da casa e dos filhos

Perguntas:

  1. É possível ganhar o mundo sem perder a alma?

Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: “Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar”.  Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’” – Mt 4:8 a 10

  1. É possível ganhar o mundo?
  2. O que Jesus quis dizer com “ganhar o mundo” e “perder a alma”?
  1. SOBRE GANHAR O MUNDO

O mundo já tem dono:

Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem – Sl 24:1

O mundo foi usurpado:

Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno – 1Jo 5:19

O que há no mundo:

Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo – 1Jo 2.16

  1. Poder e domínio
  2. Ostentação, fama e prazeres
  3. Posses, direitos e conquistas

Ganhar o mundo significa:

  1. Ter o que desejar
  2. Fazer o que desejar
  3. Ser o que desejar

A pergunta de Jesus permanece:

“o que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”

A única resposta aceitável é: Nada

Equação Trágica: Ganhar o mundo = Perder a alma

  • Será que ganhar o mundo seja um ideal de vida aceitável a Deus?
  • Jesus não está dando a entender que ganhar a alma é preferível a ganhar o mundo?

A felicidade então consiste em ganhar a alma e não em ganhar o mundo.

Exemplos da História Antiga:

  • Salomão – 1Rs 10:14 a 11:13
  • Nabucodonosor – Dn 4
  • Belsazar – Dn 5
  • Alexandre Magno – Um túmulo basta agora aquele para quem não bastava o mundo inteiro.

Alexandre III Magno ou Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, filho do imperador Fellipe II da Macedônia e  de Olímpia, princesa de Epiro, nasceu entre 20 e 30 de julho de 356 a .C, na região de Pella na Babilônia. Alexandre, conquistador do Império Persa, foi um dos mais importantes militares do mundo antigo.

Por ter morrido ainda jovem aos 32 anos de idade e sem derrotas, muito se especula sobre o que teria acontecido se tivesse vivido mais tempo. Se tivesse conduzido suas forças numa invasão das terras a oeste do Mediterrâneo, provavelmente teria alcançado sucesso, e, nesse caso, toda a história da Europa ocidental poderia ser completamente diferente.

  • Judas – Mt 27.3 a 5
  • O Rico da Parábola do Rico e Lázaro – Lc 16.19 a 31
  • Herodes – At 12:19 a 23

Exemplos da História Moderna e Contemporânea

  • Howard Hughes (1905-1976) – o Aviador:

Engenheiro, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo. Padecia de microfobia. Assumiu o controle da TWA em 1939. Faleceu em 1976, totalmente sozinho e em péssimas condições de higiene.

  • Juan Manuel Fangio (1911-1995)

“Fui apenas um corredor de automóveis. Não fiz nada para o bem da humanidade”, disse aos 80 anos, o argentino Juan Manoel Fangio, o melhor piloto de Fórmula 1 da história. Nas oito temporadas que participou, ganhou cinco títulos mundiais e dois vices. Ele correu 51 Grandes Prêmios, teve 24 vitórias, 28 pole-positions.

 

2. SOBRE PERDER SUA ALMA

Deixar de ser quem é para ser alguém menos do que poderia ser. A perda da alma se dá em decorrência da perda dos valores que fazem alguém ser digno de respeito e sincera admiração. Os vícios degeneram a alma do homem e a faz perecer na mais degradante forma de existência.

  • Homem Marlboro:

Wayne McLaren, ator que fazia o personagem do anúncio, morreu de câncer no pulmão aos 51 anos. Ele fumava um maço e meio por dia durante os seus últimos 25 anos.

  • Elvis Presley (1935-1977)

Mundialmente conhecido como O Rei do Rock. Fez muito sucesso e isto lhe rendeu uma enorme fortuna e grande prestígio. Morreu aos 42 anos em sua mansão em Mephis vítima de colapso fulminante associado à disfunção cardíaca em 16 de agosto de 1977.

  • Janis Joplin (1943-1970)

Cantora americana de blues. Participou do festival Woodstock (1969). Morreu de overdose em 04 de outubro de 1970 com apenas 27 anos. “Meus heróis Morreram de overdose”. Cazuza em Ideologia.

Perder a alma significa valer-se de tudo que estiver a seu dispor para auto-promover à custa da dor de outrem, de sobrepujar-se ainda que, sem escrúpulos afunde as outras pessoas no lodaçal da insignificância.

 

3. SOBRE GANHAR A ALMA

Jesus está falando sobre a alma e como ganhá-la. Seu segredo é simples e objetivo:

Perder = ganhar

Mas é perder por causa de Jesus. Se perder por outra razão perdeu de fato. O que significa perder a alma por causa de Jesus?

Textos Paralelos:

Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” – Mc 8:34 a 38

Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará. Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos – Lc 9:23 e 26

Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará – Jo 12:24 a 26

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Perder família, casa, amigos e posses para ganhar a vida eterna:

Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará – Mt 10.37 a 39

Então Pedro lhe respondeu: “Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós?” Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna – Mt 19.27 a 29 (ver também Mc 10.28 a 30)

Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse:”Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo – Lc 14.25 a 27

  • A recompensa eterna é prometida aos que perdendo a alma por amor a Cristo a ganham de fato.
  • Ganhar o mundo é viver pensando apenas nesta vida efêmera.
  • Uma vida vivida em função da eternidade é a única forma de ganhar a alma.

 

Publicar um comentário